Um dos principais inimigos da saúde: O tabaco

July 27, 2023


Não faltam bons motivos para você largar o tabaco, não é? Mas a dependência química gerada pela nicotina dificulta todo o processo e a abstinência pode provocar alterações e desconfortos físicos e psicológicos.

Atenção: O ato de fumar é fator de risco para cerca de 50 doenças, muitas delas graves e fatais. Leia as nossas dicas que podem te ajudar nesse importante passo para a promoção da saúde.


SUPORTE
Algumas pessoas conseguem parar de fumar por conta própria, mas outras necessitam do auxílio de médico e/ou psicólogo. Converse com o seu médico de referência e veja quais os métodos mais indicados para você.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA
De acordo com a Mayo Clinic, organização que é referência mundial em pesquisas e práticas clínicas, fumar pode aumentar ligeiramente o funcionamento do metabolismo. Desta forma, quando para de fumar, o apetite e o metabolismo voltam ao normal, o que pode gerar mais fome e a queima de menos calorias.
É comum a abstinência, gerar mais ansiedade e fissuras, por isso é importante aumentar seu metabolismo e gerar novos gatilhos mentais.


EVITE OS GATILHOS
Quem parou de fumar, sabe que qualquer ação, alimento, lugar e até pessoas, podem servir como gatilhos.
Por exemplo: o álcool, o café, uma cadeira na varanda ou um amigo que fuma. Por isso, alguns profissionais da saúde indicam evitá-los por um período. Não deixe de procurar um profissional.

FOCO NA SUA SAÚDE


Uma das melhores formas de manter-se firme no propósito de parar de fumar é lembrar constantemente dos benefícios que a mudança traz para a saúde.
O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo listou alguns motivadores: 


• Após oito horas sem fumar, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; 

• Após dois dias sem fumar, o olfato e o paladar melhoram; 

• Após três semanas sem fumar, a respiração fica mais fácil; 

• De cinco a dez anos após parar de fumar, o risco de sofrer infarto é semelhante ao de quem nunca fumou. 

Leia também:

O que é a Síndrome de Burnout?

Jéssica Delgado

Mudanças organizacionais e cuidado com a saúde mental, ajudam a construir um ambiente mais saudável para os seus colaboradores. A síndrome de Burnout está diretamente e exclusivamente relacionada ao trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Burnout é uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. Este é um quadro persistente de esgotamento, que prejudica o rendimento profissional e a saúde mental.

E se fosse possível viver mais livre de medos e arrependimentos?

Wladimir Chinchio

Família, amigos, viagens, experiências…. Viver é uma aventura - e isso tem um lado maravilhoso. Mas a ideia de aventura carrega um elemento de instabilidade e imprevisibilidade. ...

Tendências que inspiram a Emotion

Wladimir Chinchio

A Emotion é a 1ª. seguradora do mundo criada a partir do conceito de People Centric (centrado em pessoas, em inglês). O termo é tendência e a gente explica (simplificar é com a gente!): conforme usamos mais tecnologia, o cotidiano pode se tornar mais frio e automatizado.

Voltar para lista do blog
Segura, acolhedora e inesquecível.
Nosso foco é proporcionar a melhor experiência para os beneficiários quando a hora de receber seu benefício chegar. Essa entrega é pautada pela segurança, pelo acolhimento e garante uma experiência inesquecível.
Saiba mais
Fale com a gente.