Estamos cada vez mais estressados. Você já reparou que simples tarefas do dia a dia, como esperar uma página carregar ou um download concluir, desperta em nós sentimentos como raiva e ansiedade? Ou, em uma conversa, quando ouvimos uma opinião contrária à nossa, discutimos e criamos atritos que nem sempre fazem sentido?
Aqui vai um dado desesperador: nós, brasileiros, somos o segundo país mais estressado do mundo, de acordo com estudo da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA). Mas o que tem por trás disso? Uma vida agitada, sem tempo para se alimentar bem e se exercitar? Ou, quem sabe, criar muitas expectativas e não conseguir cumpri-las?
Independentemente de qualquer causa, a boa notícia é que, mesmo em meio ao caos, é possível praticar alguns hábitos para reduzir o estresse e conquistar uma melhor qualidade de vida. Dá só uma olhada:
A resposta do nosso corpo ao estresse acaba sendo mais leve quando estamos nos alimentando bem, principalmente quando consumimos alimentos saudáveis, nutritivos e bons para o sistema nervoso.
A boa alimentação ajuda na concentração, aumenta o nível de disposição, contribui para a melhora do sono, previne doenças, fortalece o sistema imunológico e ajuda a retardar processos degenerativos. Tudo isso quando aliado às tarefas cotidianas resulta em melhores resultados e menores níveis de estresse.
A prática de exercícios físicos, além de estimular a produção de endorfina (um dos hormônios da felicidade) no nosso corpo, também reduz a quantidade de cortisol – hormônio liberado pelo organismo em momentos de estresse – resultando na sensação de bem-estar. Seu corpo, então, estará mais disposto e focado no dia a dia para realizar as tarefas necessárias.
E, nem sempre, realizar uma atividade física precisa ser chato e desanimador. Você pode encontrar seus amigos e ir a parques, praticar esportes coletivos ou, até mesmo, realizar uma aula de yoga ou zumba.
Quando meditamos, deixamos de lado o mundo externo e focamos no mundo interno. Todos os problemas ficam do lado de fora da nossa cabeça durante a meditação. É o momento de relaxar a mente e o corpo, por isso ajuda muito no combate ao estresse. Afinal, o estresse nada mais é do que uma reação fisiológica do corpo quando nos deparamos com um estímulo “ameaçador”. Então, as técnicas de relaxamento são boas estratégias de combater e gerenciar o problema.
Tente encontrar um lugar calmo, sente-se confortavelmente, feche os olhos e foque em sua respiração. Se preferir, baixe um aplicativo que possa auxiliar na prática, algumas técnicas facilitam bastante para sentirmos os efeitos do relaxamento.
Comece a reparar em toda a vida e em todas as coisas bonitas que cercam você! Muitas vezes, os detalhes bons nos passam despercebidos em meio à correria. Parar para apreciar o momento e comemorar as pequenas conquistas diárias faz toda a diferença! É importante, também, entender que certas situações não estão ao nosso alcance. Às vezes, controlar acontecimentos em vez de aceitar e encarar a realidade é a forma mais complicada de passar pelo problema. Evite frustrações e se concentre nos momentos de prazer, em que é possível “desligar” das preocupações.
Tudo isso contribui para uma vida menos estressada, mais leve e conectada com o que realmente importa: momentos felizes ao lado de quem amamos, criando laços e compartilhando lembranças inesquecíveis.
Vamos juntos valorizar o que vale a pena? Conheça mais a Emotion e eternize os pequenos e bons momentos da vida na plataforma Stories. Baixe já nosso aplicativo (IOs ou Android) e faça um ritual diário de registrar suas lembranças!
Mudanças organizacionais e cuidado com a saúde mental, ajudam a construir um ambiente mais saudável para os seus colaboradores. A síndrome de Burnout está diretamente e exclusivamente relacionada ao trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Burnout é uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. Este é um quadro persistente de esgotamento, que prejudica o rendimento profissional e a saúde mental.
Família, amigos, viagens, experiências…. Viver é uma aventura - e isso tem um lado maravilhoso. Mas a ideia de aventura carrega um elemento de instabilidade e imprevisibilidade. ...
A Emotion é a 1ª. seguradora do mundo criada a partir do conceito de People Centric (centrado em pessoas, em inglês). O termo é tendência e a gente explica (simplificar é com a gente!): conforme usamos mais tecnologia, o cotidiano pode se tornar mais frio e automatizado.