Para além do conteúdo das páginas lidas, um bom livro tem muito mais poder do que você imagina. A atividade da leitura estimula as funções cognitivas do nosso cérebro, atuando na manutenção da nossa saúde mental.
Separamos algumas curiosidades que provam o quanto esse hábito tem grande influência em nosso corpo e mente.
1. Mais livros, menos estresse
Sentar para ler é tirar um momento para você. Durante a leitura, você deixa de lado todos os problemas e foca naquelas páginas. É uma forma de estimular o cérebro e acalmar o coração ao mesmo tempo.
Um estudo realizado na Universidade de Sussex, no Reino Unido, apontou que ler auxilia a reduzir em até 68% os níveis de estresse. Durante a pesquisa, os participantes diminuíram a frequência cardíaca e aliviaram a tensão dos músculos, bem como ficaram menos ansiosos.
Sabia que existe até terapia feita com livros? A biblioterapia é o uso de leituras terapêuticas para reduzir estresse, depressão, ansiedade ou algum outro distúrbio emocional. Essa vertente utiliza todo tipo de livro e leva em consideração a relação do paciente com cada leitura e seu contexto.
2. A empatia entra na narrativa
Ler livros é estar em constante contato com diferentes realidades e narrativas. Todo esse conhecimento pode impulsionar e motivar a compreensão e empatia pelas pessoas. De acordo com uma pesquisa publicada no jornal Trends in Cognitive Sciences'', o hábito da leitura ajuda a entender melhor os sentimentos dos outros e aumenta a capacidade de mudarmos nós mesmos graças ao efeito de envolvimento emocional durante a leitura, por explorar diferentes circunstâncias e personagens mais complexos. E esse movimento é essencial para a saúde mental, uma vez que melhora nossas relações e, intrinsecamente, transforma nossa visão de mundo.
3. Expectativa de vida aumenta
Como vimos, ler é uma atividade valiosa. Embora alguns livros nos despertem mais tristeza do que felicidade, no geral, as leituras tendem a ser desestressantes e nos trazem mais qualidade de vida!
De acordo com o periódico Social Science and Medicine quem lê com mais frequência vive por muito mais tempo. Demais, né? Esse resultado apareceu em um estudo realizado com mais de 3 mil voluntários e aqueles que liam por, pelo menos, 3 horas semanais viveram cerca de dois anos ou mais em relação àqueles que não tinham esse hábito.
4. Mais criatividade e produtividade no dia a dia
Quando lemos, estimulamos nosso cérebro o tempo todo. Ao realizar isso, trabalhamos nossas cognições e desenvolvemos melhor certas habilidades, como a criatividade, pois conseguimos entender com mais clareza outras perspectivas sobre mesmos assuntos e encontramos novas possibilidades na rotina. Tudo isso impacta, também, diretamente a produtividade, nos motivando para uma melhor versão de nós mesmos todos os dias!
5. Proteção da mente à longo prazo
A leitura, portanto, consegue nos beneficiar em diversos momentos do presente, mas ela também tem a capacidade de nos prevenir de doenças no futuro, resultando na melhora da saúde mental.
Estudos de diversos centros de pesquisa indicam que ler é também uma maneira de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Pessoas que tendem a ler após a vida adulta preservam por mais tempo suas habilidades mentais.
O hábito de ler diariamente pode ser cultivado aos poucos. Busque por um livro do seu interesse e procure um espaço sobrando na sua rotina em que você possa encaixar uma leitura.
Comece com 20 minutinhos por dia! É o tipo de prática que faz toda a diferença a curto, médio e longo prazo. =)
Mudanças organizacionais e cuidado com a saúde mental, ajudam a construir um ambiente mais saudável para os seus colaboradores. A síndrome de Burnout está diretamente e exclusivamente relacionada ao trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “Burnout é uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. Este é um quadro persistente de esgotamento, que prejudica o rendimento profissional e a saúde mental.
Família, amigos, viagens, experiências…. Viver é uma aventura - e isso tem um lado maravilhoso. Mas a ideia de aventura carrega um elemento de instabilidade e imprevisibilidade. ...
A Emotion é a 1ª. seguradora do mundo criada a partir do conceito de People Centric (centrado em pessoas, em inglês). O termo é tendência e a gente explica (simplificar é com a gente!): conforme usamos mais tecnologia, o cotidiano pode se tornar mais frio e automatizado.